Como Podemos Ver a História se Repetindo em Aromas

June 1, 2020 by
Photo Credit: The CrossFit Games (games.crossfit.com)
Enjoying Morning Chalk Up? Help to ensure that we can continue to be an independent voice for the community and sport we love by supporting our journalism today.

Editor’s Note: This story was translated to Portuguese by Axel Gouveia from the original English version, which you can read here.

O Diretor do CrossFit Games, Dave Castro, recentemente revelou pelo Instagram que os próximos eventos em Aromas são uma oportunidade para “lembrar os atletas, lembrar a comunidade, lembrar a todos, do que se trata, onde começou, de onde veio, e isso é algo especial.” O comentário inspirado de Castro – que foi feito enquanto ele gravava no lendário Rancho – imediatamente trouxe uma enorme nostalgia e nos deixou pensando sobre quais repetições de eventos podem estar sendo consideradas para o Games de 2020.

Tem muitas opções para o Dave Castro caso ele decida “tirar a poeira” de um workout passado, do tempo do churrasco no quintal em Aromas ou da breve ida dos atletas individuais de volta ao Rancho em 2016. Tem grandes chances de vermos elementos de diferentes eventos passados serem utilizados para montar testes completamente novos – como o evento Amanda .45 em 2017, que tornou um workout clássico do Games mais desafiador. Analisando cada ano em sua totalidade, tem um punhado de eventos que se destacam com mais potencial de serem repetidos, e nós desmembramos quais tem as melhores chances entre eles.

2007 CrossFit Games

Programação: 3 eventos; CrossFit Total, WOD de CrossFit estilo Hopper, Corrida de Trilha (Distância aproximada de 5km)

Potencial de ser repetido: WOD de CrossFit estilo Hopper

Análise: Na verdade, a maneira como o workout foi selecionado tem maiores chances de ser repetida do que o workout em si, e aqui está a justificativa. O workout – que começa com 1.000 metros de remo seguido de 5 rodadas de 25 pull-ups e 7 push jerks (135 lbs/61 kg – 85 lbs /39 kg) – já foi repetido no Games em Carson no ano de 2013. Ele foi renomeado como “2007”, e mesmo sete anos atrás os atletas destruíram os melhores tempos feitos no ano inaugural. O workout precisaria de uma remodelação, mas o método hopper para se criar um workout é algo que poderia aparecer de novo esse ano. O modelo hopper é um princípio básico da metodologia CrossFit e se preparar para o “desconhecido e incognoscível” tem sido um fator de condução do esporte desde o começo. Ambos os outros eventos do primeiro ano também já foram repetidos, então o hopper (que era na verdade um torrador de amendoim) tem maiores chances.

2008 CrossFit Games

Programação: 4 eventos; Corrida na Colina, Burpee/Deadlift, Chest-to-bar Fran, Squat Clean Grace Pesado

Potencial de serem repetidos: Corrida na Colina e Squat Clean Grace Pesado

Análise: ambos workouts poderiam ser incluídos, embora como componentes de um teste completamente novo. A Corrida na Colina de 2008 foi de aproximadamente 750 metros – uma trilha curta que provavelmente vai ser usada de alguma maneira para um evento esse ano. Ela pode ser usada em um evento de modalidades mistas, ou os atletas podem carregar objetos. Naquela época, 30 Squat Cleans e Jerks com 155-lbs – 70 kg / 100-lbs – 45 kg era uma tarefa difícil até para o mais condicionado, mas hoje em dia, provavelmente serviria como uma introdução para um workout com várias partes, ou um workout com múltiplas pontuações (como o ringer 1 e ringer 2). Também pode ser que, se for um workout com sua própria pontuação, a carga seria aumentada, caso contrário o melhor tempo, 2:46 do Jason Khalipa, seria sem dúvidas batido. Todos os workouts em 2008 foram abaixo de cinco minutos e somado com o fato de que as margens para os outros dois workouts restantes seriam muito pequenas, eles não seriam, necessariamente, testes adequados em sua forma original para os atletas atuais do Games.

2009 CrossFit Games

Programação: 8 Eventos; 7k de Corrida em Trilha, Escada de Deadlift, Tiro na Colina com Sandbag, Remo/Bate Estaca, Wallball/Snatch, Max Snatch, Triplet HSPU/Kettlebell/GHD, Chipper Final.

Potencial de serem repetidos: Tiro na Colina com Sandbag, Wall Ball/Snatch (75lbs- 34kg / 45lbs – 20kg, bola de 20/14lb), Max Snatch, Triplet, Chipper Final.

Análise: Tem muito a “ser mastigado” aqui, e 2009 representou um grande avanço na evolução do Games como o principal teste de fitness, tanto em volume quanto em criatividade. Pergunte a qualquer um de 2009 qual foi workout mais doloroso e tem grandes chances de que a resposta seja, Tiro na Colina com Sandbag. Quando estiver tendo um dia ruim, assista esse vídeo do Pat Sherwood sofrendo ao lado do adolescente Ben Smith e me diga que seu dia não fica melhor. Esse evento poderia ser trazido de volta em sua forma original e ainda seria um ótimo teste (apesar de que com um formato estilo eliminação em várias rodadas como o Sprint de 2019 seria melhor). Os três eventos restantes, provavelmente, precisariam sofrer algumas alterações para encaixar melhor na estrutura de um fim-de-semana de Games. O couplet wall ball/snatch provavelmente seria mais pesado, o triplet ajustaria o padrão do handstand push-up (as paralelas tinham uma distância uniforme entre elas devido à fabricação e os atletas tiverem que se contentar), e, possivelmente, aumentaria o déficit, e o chipper, provavelmente, ajustaria os 30 double unders do meio do workout de alguma maneira, pois mesmo com a corda pesada os atletas levariam menos de 30 segundos para completar. Seria legal ter um retorno das Regionais de 2012 e combinar o estilo em escada do evento do deadlift e da repetição máxima de snatch, para ver os atletas progredindo por uma escada de snatch mais uma vez. Os outros eventos daquele ano ou já foram repetidos no Rancho (Corrida em Trilha, Escada de Deadlift), ou tem elementos que são muitos difíceis de se padronizar para todos os atletas (Remo/Bate Estaca).

2016 CrossFit Games

Programação: 3 eventos; Corrida em Trilha do Rancho, Escada de Deadlift do Rancho, Mini-Chipper do Rancho

Potencial de serem repetidos: Nenhum

Análise: Isso já está meio subentendido, o fato de que os dois primeiros eventos foram repetições de eventos passados do Games no Rancho os desqualifica de terem grandes chances de serem repetidos novamente. Como mencionado anteriormente, os elementos desses eventos podem aparecer em testes completamente novos, enquanto Dave Castro, inteligentemente, refaz alguns clássicos de Aromas e os apresenta esse ano. Os atletas provavelmente vão correr pela propriedade de alguma maneira, possivelmente carregando objetos como uma medicine ball no Mini-Chipper do Rancho ou sandbags como fizeram em 2009. Também pode ser possível que algum tipo de corrida de obstáculo seja inserido na corrida de 7km em trilha, para adicionar uma “pimenta” a um percurso que já é difícil. O Mini-Chipper do Rancho tem três componentes – wall balls, GHD sit-ups, sprint na colina – que são muito valiosos como potenciais partes em novos testes, ou outra opção de repetição a ser usada de uma maneira parecida de novo em 2020. O propósito da viagem de 2016 era voltar aos velhos tempos em Aromas para a iteração do 10° Games, então copiar qualquer daqueles testes literalmente, seria perder uma oportunidade.

Get the Newsletter

For a daily digest of all things CrossFit. Community, Competitions, Athletes, Tips, Recipes, Deals and more.

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.