CrossFit Games

O Por Que Estou Me Aposentando

February 2, 2021 by
Enjoying Morning Chalk Up? Access additional exclusive interviews, analyses, and stories with an Rx membership.

Editor’s Note: This story was translated to Portuguese from the original English version, which you can read here.

Hoje, pouco mais de oito anos após o início da minha carreira no CrossFit competitivo, estou anunciando minha aposentadoria.

Em 2012, o proprietário do Champlain Valley CrossFit me inscreveu em uma competição chamada Winter Throwdown. Eu não tinha como pagar a taxa de inscrição para o evento e ele se ofereceu para pagar minha passagem, mas me disse que se eu ganhasse, teria que comprar um par de tênis de CrossFit. Na época, eu estava treinando de Nike Air Max 90s.

Eu não entendia o hype em torno do CrossFit.

Eu vim do Centro de Treinamento Olímpico, onde morei e respirei levantamento olímpico. Meu objetivo era competir nas Olimpíadas, onde cada arranco e arremesso era um evento sério e silencioso. Mas na Champlain Valley CrossFit, era uma aula cheia de pessoas correndo de um movimento para outro e dramaticamente caindo no chão ao som do relógio.

No Throwdown, terminei em primeiro lugar e com 500 dólares no bolso.

O trabalho duro valeu a pena. Mas agora, estou pronto para tomar decisões com base em como elas afetam minha família, amigos, saúde e felicidade, não apenas meu desempenho.

Mathew Fraser

Como um universitário quebrado, pensei ter encontrado ouro e imediatamente quis encontrar mais oportunidades de ganhar dinheiro extra. Eu pesquisava em um site onde todos os eventos locais divulgavam suas datas das competições e o valor das premiações.

Comecei a viajar por toda a Nova Inglaterra competindo por $1.000 aqui e $5.000 ali. Não foi era um trabalho ruim para um aluno em tempo integral, mas não comecei o CrossFit com a intenção de fazer disso minha carreira.

Quase uma década depois, cruzei a linha de chegada no Rancho segurando a mão da parceira de treinamento que se tornou praticamente uma irmã. Juntos, cada um de nós quebrou o recorde de mais campeonatos de CrossFit na história. Ela tinha ficado com o quarto título e, contra todas as previsões, eu com o quinto.

No meu primeiro Open, eu mal consegui fazer uma dúzia de burpees seguidos. Em meu último Games, ganhei com a maior margem de vitória da história do esporte.

Portanto, por um lado, essa é uma decisão difícil.

O CrossFit foi como conheci meus melhores amigos, parceiros de negócios e até minha esposa. O CrossFit foi como encontrei o artista que tatuou meu peito, como fui capaz de viajar pelo mundo e como comprei a casa para a qual nos mudaremos em breve em Vermont.

Desde o final da temporada de 2015, quando decidi parar de brincar e me dedicar totalmente a esse esporte, o CrossFit tem sido o meu mundo.

E por esse mesmo motivo, esta também é uma decisão fácil. Exceto por algumas semanas em Agosto, quando me permito uma pausa, meu foco tem sido implacável.

Já passei férias, despedidas de solteiro e mais encontros com Sammy do que posso contar, tudo para não perder uma única sessão de treinamento ou uma noite inteira de sono.

Por oito anos, todos os dias têm sido praticamente iguais: acordar mais cedo do que gostaria, vender minha alma para a Assault Bike, para os intervalos de natação e para os AMRAPs de 40 minutos, comer, dormir, repetir.

Nenhuma decisão foi involuntária.

Nas semanas que antecedem os Games, eu parava de fazer coisas obviamente arriscadas, como dirigir minha moto para o box, e até mesmo pequenas coisas que poderiam fazer toda a diferença, como não usar uma faca de carne. Não valia a pena ter 0,01% de chance de me cortar e arruinar minha semana de treinamento ou comprometer meu desempenho durante a competição. Eu estava obcecado em encontrar melhorias em qualquer lugar possível e sempre com medo de que alguma delas tivesse escapado.

Por oito anos, todos os dias têm sido praticamente iguais: acordar mais cedo do que gostaria, vender minha alma para a Assault Bike, para os intervalos de natação e para os AMRAPs de 40 minutos, comer, dormir, repetir.

Mathew Fraser

Eu treinei com medo.

O trabalho duro valeu a pena. Mas agora, estou pronto para tomar decisões com base em como elas afetam minha família, amigos, saúde e felicidade, não apenas meu desempenho.

A boa notícia é que vocês vão me ver mais depois da aposentadoria do que nunca.

Nunca quis abrir mão da menor vantagem, então não postei meus treinos, não lancei minha programação ou mesmo dei uma brecha para descobrirem minhas fraquezas. Em vez disso, eu as treinei, implacavelmente, e no processo ganhei a reputação de ser estóico, talvez até arrogante, dependendo de com quem vocês conversarem.

A única vez que estou sob os olhos do público é quando estou aparecendo para trabalhar. Estou focado no meu objetivo. Estou lá para alcançar aquilo que passei centenas, talvez milhares, de horas buscando. Isso nunca me incomodou – foi um pequeno preço a pagar por ser o melhor – mas estou animado para mostrar a vocês o Mat que todos próximos a mim sempre viram.

Ainda estou descobrindo exatamente como vou fazer parte desta comunidade. Não pretendo abrir meu próprio box, mas estou prestes a começar a construir um box em casa, que vocês verão muito no canal do YouTube que Sammy e eu lançaremos em breve. Fora isso, estou ansioso para experimentar a temporada como fã, assim como o resto de vocês.

Então, obrigado por me darem esta oportunidade, e um agradecimento especial a todos que me ajudaram como patrocinadores, parceiros de treino, treinadores ou amigos. Sempre estarei envolvido no CrossFit. Eu simplesmente não estarei mais fazendo isso da arena de competição.

Get the Newsletter

For a daily digest of all things CrossFit. Community, Competitions, Athletes, Tips, Recipes, Deals and more.

"*" indicates required fields

This field is for validation purposes and should be left unchanged.