Atletas De CrossFit Que Tiveram COVID-19 Revelam Detalhes Da Recuperação

August 18, 2020 by
Photo Credit: Beyond the Script Photography (@beyond.the.script)
Enjoying Morning Chalk Up? Access additional exclusive interviews, analyses, and stories with an Rx membership.

Editor’s Note: This story was translated to Portuguese by Axel Gouveia from the original English version, which you can read here.

Um artigo do mês de Agosto na Revista Time reportou que muitos sobreviventes do COVID-19 estão tendo sintomas a longo prazo, como falta de ar, exaustão, dor de cabeça, confusão mental e neuropatia. Enquanto isso, um estudo recente feito em Wuhan, China, descobriu que alguns sobreviventes estão tendo danos prolongados no pulmão.

O Morning Chalk Up entrou em contato com cinco atletas de CrossFit que tiveram COVID-19 nos últimos meses para ver se também estão passando por isso.

Darryl Chajon: O veterano atleta de CrossFit Darryl Chajon chegou bem perto de falecer pelo COVID-19 em Março. Com 47 anos, passou seis dias na UTI em Abril, onde foi entubado e submetido à diálise quando seus rins começaram a falhar. Quando ele teve alta do hospital, no dia 13 de Abril, estava fraco e tinha perdido em torno de 15kg.

  • Apenas 4 meses depois, Chajon disse que ele “está ótimo”. Ele voltou a seguir a programação do CompTrain e já “recuperei todo meu peso”, disse ele, acrescentando que levou dois meses para voltar ao seu peso normal, de 95kg.
  • “Meu pulmão está ótimo…sem nenhum efeito colateral duradouro,” ele adicionou.
Photo Credit: Beyond the Script Photography (@beyond.the.script)

Dito isso, Chajon admitiu que levou três meses para se sentir normal novamente, e que seus números de força no box estão em torno de 85% do que eram antes de ficar doente. Ele também sentiu dores misteriosas em suas mãos e punhos desde que ficou doente e disse que está convicto de que “é algo relacionado ao tempo que passei no hospital”, ele disse.

Suzi Cancar: Uma enfermeira de pronto-socorro de Cleveland, Ohio, Suzi Cancar fez o teste de COVID-19 após passar por falta de ar e perder o senso de paladar e olfato no início de Maio. Então ela testou positivo e ficou isolada por duas semanas. 

  • Três meses depois, Cancar está “100 por cento”, disse ela.
  • “Definitivamente, eu voltei devagar ao meu treino regular de CrossFit… mas em Julho, eu comecei a aumentar mais a intensidade e treinar mais vezes. Levou um mês inteiro treinando CrossFit novamente para eu me sentir confortável comigo mesma, mentalmente e fisicamente,” ela acrescentou.
Photo Credit: Beyond the Script Photography (@beyond.the.script)

Claire Cochran: Cochran, que vem fazendo CrossFit há três anos, testou positivo para COVID-19 em Junho depois de sentir fadiga, falta de ar e tosse por três semanas. 

  • “Eu sou completamente saudável, não tenho nenhum histórico de doença, e tinha que sentar toda vez que passeava com meus cachorros de tão exausta que eu estava,” disse ela, que tem 25 anos.

Um mês e meio depois, Cochran está “de volta ao normal finalmente”, ela disse, embora ela ainda não esteja com o olfato e o paladar normais ainda.

Noe e Maria Longoria: O casal que treina junto no The Fit Stop em San Antonio, Texas, testou positivo para COVID-19 em Junho, no final de semana do dia dos pais depois de sentir fadiga, falta de olfato e paladar.

  • Seis semanas depois, “nós estamos de volta (no box) e nos sentimos muito bem durante cada treino… nada remanescente,” disse Noe, acrescentando que ambos estão 100% de volta ao normal.
Credit: Noe Longoria

Noe dá o crédito da sua relativamente rápida recuperação ao nível de saúde e condicionamento que o CrossFit os ajudou a conquistar antes de ficarem doentes.

  • “O Fit Stop conseguiu reabrir cinco semanas antes de testarmos positivo. Eu acredito que o nosso sistema imunológico estava trabalhando a nosso favor… Nós vimos amigos próximos falecendo por causa do vírus e isso tem sido muito doloroso,” Noe disse.

Se não fosse pelo CrossFit, “talvez nós tivéssemos mais dificuldade de nos recuperar do vírus”, ele disse. 

Get the Newsletter

For a daily digest of all things CrossFit. Community, Competitions, Athletes, Tips, Recipes, Deals and more.

This field is for validation purposes and should be left unchanged.